Você já ouviu falar em realidade virtual? Também traduzido do inglês, virtual reality ou VR este é um equipamento eletrônico, que se utiliza como óculos com transmissão da realidade em um formato virtual e em 3D.
Será que você pode imaginar utilizando óculos que te transmite uma realidade virtual com a possibilidade de sentir que está em qualquer lugar que você deseja? Sem sair de casa, apenas vestindo os óculos de RV é possível visitar outros países, conhecer a selva e visualizar animais exóticos, e até mesmo visitar um museu! Existem muitas indústrias baseadas em VR agora. As pessoas usam VR para arquitetura, esportes, ensino… só podemos esperar ver a tecnologia VR usada em sites como o registar-br.com. Ou já está disponível em algum lugar? Hoje, vamos nos concentrar em VR e museus. Divertido, não?
Isso mesmo, a mistura da tecnologia 3D com imagens virtuais te fará sentir que pode estar em qualquer lugar do mundo e até mesmo em contato com amigos que estão conectados ao mesmo tempo que você.
Além disso, no caso de visitas a museus, esta tecnologia nos trás o benefício de poder visitá-lo sem gastar gasolina e nem tráfego, assim como acessibilidade e inclusão para pessoas descapacitadas ou por dificuldade de locomoção devido a distância.
Desde que a tecnologia de RV chegou em nossas vidas, muitas evoluções já aconteceram e estas estão apenas começando. Vamos descobrir como a tecnologia de realidade virtual ajudou a diversas pessoas a conhecerem museus.
Museu do Louvre – em óculos de realidade virtual
Provavelmente você já deve ter ouvido falar do Museu do Louvre localizado em Paris, aquele museu com formato de pirâmide de vidro que quase todos que vão a Paris têm de fazer uma foto ao lado devido a sua beleza interna e externa.
O Museu do Louvre é um dos museus mais desejados no mundo, e isso se deve a riqueza de pinturas e esculturas de artistas famosos que alí se encontram, é possível encontrar peças originais como: a famosa Monalisa, a jangada da Medusa, a Vênus de Milo, a vitória de Samotrácia, entre muitos outros.
Por conter estas peças raras, muitos apaixonados por arte e história adorariam conhecer o museu, no entanto uma viagem até a França necessita tanto de tempo como de dinheiro disponível.
Para a nossa sorte, o Museu do Louvre agora já disponibiliza um acesso virtual e também com óculos de realidade virtual e o melhor de tudo, você pode visitá-lo sem ter que sair de casa. Graças a esta tecnologia, é possível visitar este museu com interações eletrônicas e também explicações nas línguas inglês, francês, espanhol e chinês até o momento.
Acessibilidade
Os museus são os maiores conservadores de história tanto física quanto escrita em nossa sociedade. Assim sendo, estes têm uma grande importância em conservar objetos, crenças e tradições de nosso passado, e assim podemos ter uma idéia de como evolucionamos.
Não somente os nossos museus locais, mas também museus internacionais armazenam histórias muito interessantes e podemos afirmar que a visita a estas nos engrandece demasiado culturalmente.
Infelizmente poucas pessoas têm o costume de realizar visitas aos museus seja por diversas situações: dificuldade de acesso ou distância, dificuldade econômica, deficiência física, entre outros. A tecnologia de realidade virtual nos transmite uma experiência muito próxima à realidade e pode ser uma grande forma de incentivo para que nós possamos visitar mais museus e esperamos ver em um futuro próximo mais museus com acesso a visitar com realidade virtual, assim como dar a oportunidade e incentivo a cada vez mais pessoas a participar de mais visitas e ter acesso a mais cultura.