Quando falamos no real significado de arte, é muito difícil de indicar um conceito que seja aceito por todos, até porque, é muito relativo o que é arte e não para cada um.
Pelo contrário do que muita gente pensa, a criação de uma arte não está relacionada apenas a pinturas e esculturas. Apesar de estes serem os meios mais utilizados, e estes que levaram diversos artistas à fama, falando em modo geral, arte é tudo aquilo que é criado a partir da pura criatividade e inspiração.
Para mim, por exemplo, a arte é uma forma de se expressar através de formas que nem sempre são vocais e também nem sempre querem transmitir uma mensagem, mas também podem ser. Por exemplo, a música é uma arte, poesias, artesanatos são artes. Mas o que pensar sobre uma fotografia? Será uma arte? Isso é o que vamos descobrir juntos.
Congelando momento para nossa memória
A invenção da máquina fotográfica transformou a nossa vida imensamente. Quando iríamos imaginar que seria possível tirar uma foto de um momento que vivemos e poder guardá-los para sempre?
Esta invenção revolucionou a forma de como guardamos nossas memórias, visto que uma vez era necessário realizar uma pintura completamente feita à mão. Quanto tempo que isto nos tomava? Podíamos apenas guardar os momentos que eram extremamente importantes, até porque isso tomava muito tempo e nem todos tinham o talento de realizar.
A fotografia por sua vez, realiza o congelamento de uma imagem com apenas um clique, no entanto muitos ainda declaram que este ato é sim um modo de criar arte, e eu também acho que sim! Mas por que?
Apesar de ser fácil realizar um clique em uma máquina automática, nem todo mundo pode ser um bom fotógrafo, e isto se deve ao fato de que, tirar uma foto não apenas depende de apertar um botão, mas de um bom olho para identificar o lugar perfeito e o tempo necessário para capturar o momento perfeito e isso já ultrapassa a visão de algo automático e se torna artístico.
Revolução da fotografia
A não muito tempo atrás, nos lembramos que a fotografia era realizada apenas em formato analógico. Comprávamos um filme de 12, 24 ou 36 fotos e tínhamos apenas essa quantidade de cliques possíveis para serem revelados.
A fotografia revolucionou muito rápido em um espaço muito curto de tempo, passamos a máquina fotográfica digital com possibilidade de salvar nossa imagens até mesmo em nosso computador, e o melhor de tudo, podíamos visualizar a foto e quando não saia como desejávamos, podíamos tirar quantos fotos desejarmos.
Essa coisa foi evolucionando até chegar nos dias atuais, com câmeras que cabem em nosso bolso, com lentes de olho de peixe, câmeras com possibilidade de tirar fotos e vídeos em 360 graus e até mesmo nossos celulares já podem tirar estas fotos, inclusive alguns modelos já têm diversas câmeras, com várias possibilidades de lentes diferentes.
Edição fotográfica e criação de arte digital
Uma vez que a foto já pode ser realizada em formato eletrônico, e também transformada, para os modelos que foram capturados de forma analógica, a edição fotográfica também evoluiu imensamente.
Assim como tudo evolui juntamente com a tecnologia, assim também é a arte. Desde a invenção dos computadores e criação de programas possíveis de criar desenhos digitais, a arte passou a existir em sua forma digital também. No caso da fotografia, desde que seja possível transferir o arquivo para formato digital, pode-se fazer praticamente qualquer transformação em sua foto que a sua mente imaginar.
O Photoshop é o programa mais utilizado para criações de arte digital e também para edição de fotografias, que por sinal é também uma forma de arte digital. Agora é possível alterar cores, remover ou adicionar objetos ou pessoas nas fotos, juntar duas ou mais fotos em uma só e até mesmo criar algo completamente imaginário na sua foto original.