Por muitos anos, a arte de rua foi considerada como vandalismo em muitos casos, no entanto com o passar do tempo, foi-se percebendo quanto talento estes artistas têm, e felizmente aos poucos está sendo atribuído mais valor a este tipo de arte.
Hoje em dia existe uma fome social de cultura, originalidade e características únicas, seja na arquitetura, design de locais, ou até mesmo na estrutura da cidade. E devido ao requerimento social destas novas características, vê-se cada vez mais bares, restaurantes, museus, hotéis e até mesmo trabalhos públicos requerendo artistas de rua, para pintar seus estabelecimentos, parques, pontes e até mesmo edifícios altos por completo.
A arte de rua, assim como suas outras vertentes, não somente tem a intenção de fornecer autenticidade ao mundo material, como também produzir mensagens de conscientização e opiniões, que por muitas vezes, poderá causar uma reação de surpresa, admiração ou até mesmo uma intriga interna. Será que estes artistas deveriam ter mais espaço garantido em um museu?
Artes de rua em São Paulo

A história da arte de rua começou a muitos anos atrás, desde a época dos Gregos e Romanos estes que espalharam mensagens pelos muros de suas cidades. A arte de rua chegou em São Paulo por volta da década de 70, e ficou rapidamente conhecida como graffitti.
Os grafiteiros, como também são chamados, espalham desenhos de todas as formas e gêneros por paredes em terrenos abandonados, ruas de bairros pobres e favelas, e algumas vezes até mesmo em edifícios enormes.
Pelo contrário do que parte da população pensa, estes artistas trabalham duro e também gastam com materiais apenas por um prazer de espalhar uma mensagem ou apenas decoração, no entanto por muitas vezes estes trabalhos não são tão apreciados quanto merecem, e muitos deles são notados por muito poucas pessoas.
Museu de Artes de Rua
O governo de São Paulo, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura tiveram a grande ideia de reunir diversas artes de rua em um só lugar. O MAR, ou também conhecido como Museu de Artes de Rua, passou a estar disponível para visitas a partir de dezembro de 2020 e está constantemente em atualização com novas obras.
A ideia do museu é unir diversos artistas de rua em apenas um lugar, dando assim novas oportunidades para que interessados na área possam conhecer cada vez mais artistas. O museu possui exposição com óculos de realidade virtual e permite que você possa visualizar cada arte em seus lugares originais com óculos de realidade virtual em 360°.
O desafio artistico

O começo da carreira de artista é muito difícil e isto se deve ao fato da desvalorização do seu trabalho. Muitas vezes ao invés de pagamento um artista recebe ofertas como um bônus ou um presente, como se fosse um favor realizado, mas na verdade, o artista possui seus talentos e experiências adquiridas com anos de esforço e merecem uma recompensa justa por isso.
Uma das melhores formas de promover o trabalho do artista é exatamente através de aumentar o seu valor e também suas exposições ao público. Deveríamos, quem sabe, ter mais espaços disponíveis para exibição de artes de rua onde possa-se dar a oportunidade a novos apreciadores a conhecer o trabalho de artistas de ruas e quem sabe, conhecer também quem são estes de perto.