Fazer arte é criar coisas novas, inusitadas, diferentes, interessantes e prazerosas para quem as vê ou sente. Isso mesmo: certas apresentações artísticas nos tocam profundamente, pelo que é visto pelos olhos e sentido com emoção. Quantas vezes me emocionei ao assistir apresentações de dança? Infinitas vezes chorei de alegria ao contemplar as pinturas em tela. E assim por diante. Arte é sentimento!
No entanto, à medida que evoluímos na era da digitalização, onde utilizamos a Internet para explorar novas atividades divertidas para fazer no nosso tempo livre, para encontrar bónus de que tanto precisamos, como o nossa aposta bonus e, claro, para nos expressarmos – arte digital está se tornando cada vez mais popular. Algumas pessoas pensam que arte digital é a mesma coisa que arte visual. E você, o que pensa sobre isso? Vamos saber um pouco mais?
Arte visual
As artes visuais englobam todas as manifestações artísticas que alcançam os nossos olhos. Posso citar o cinema, a dança, a escultura, o artesanato e o desenho, como exemplos de artes visuais. Elas envolvem a criatividade humana usada para construir artes que agradam ao nosso olhar. São inúmeras as formas de apresentação de arte. O conceito das artes visuais surgiu logo depois da Segunda Guerra do Mundo, como uma forma de manifestação de obras artísticas e a percepção que podemos ter sobre elas.
Arte digital
A arte digital é um conceito razoavelmente novo em que a arte visual é desenvolvida através de recursos tecnológicos, com a combinação de hardwares e softwares criados para esta finalidade. Alguns destes equipamentos tecnológicos estão disponíveis no mercado, como os chamados produtos de prateleira, alguns outros têm que ser projetados para determinadas funções. Geralmente são a junção de computadores de alta performance, que podem realizar backups avançados e contém local para armazenamento gigante, e ainda inclui o uso de monitor profissional.
Tipos de arte digital
Com o avanço imensurável da tecnologia, cada dia mais o conceito sobre arte digital evolui e são criadas novas categorias. Pelas minhas pesquisas, conheci um pouco sobre a edição de vídeo e foto; inclusive baixei um software que me permite fazer muitas artes nas minhas fotos pessoais. Além disso mergulhei em conteúdos bem bacanas sobre Art em 3D, que nos trazem tanta realidade nas imagens, que ficamos na dúvida se ela é uma criação em computador ou uma foto real. Além disso, como exemplos de arte digital existe a pintura digital e tantas outras. Sobre a pintura digital, é impressionante pensar que um artista pode produzir uma tela em um país e as pessoas podem visualizá-las em milhas distantes.
Arte digital é uma forma de arte visual
Com base nesses conceitos, você concorda que podemos afirmar que a arte digital é, também, uma arte visual? Eu pergunto e já respondo que sim, a arte visual digital é uma manifestação artística concebida através de programas digitais. Se eu posso produzir uma tela pintada, via computador, que pode ser alcançada pelo olhar e percepção de outras pessoas, eu estou criando uma arte visual digital. Portanto, a arte digital é, também, uma arte visual, sendo criada com auxílio de aparatos tecnológicos.
Arte e tecnologia
Eu aprecio todas as formas de arte. Acredito que a tecnologia aplicada ao mundo das artes tenha trazido muitos ganhos, nos permitindo ainda mais encantamento, surpresas e o despertar para um novo mundo, cada vez mais artístico e tecnológico.