A arte visual é o tipo de arte mais popular, ela é admirada pela expressão visual, é aquele tipo de arte que o espectador admira ao olhar, como as telas, os quadros ou as imagens. Por isso, as cores, as formas e as dimensões de espaço são extremamente importantes para transmitir o sentimento que o artista deseja.
O século XX foi repleto de grandes artistas que ganharam notoriedade por esse tipo de arte e despertaram a valorização das suas obras, tais como Van Gogh, Monet, Pablo Picasso, Salvador Dali e tantos outros. E no século XXI, quem são os artistas que têm se destacado?
O sonho de todo artista é fazer com que o observador da sua obra consiga, ao olhar a imagem desenhada, captar o sentimento que conduzia o artista no momento em que fazia obra. No século XXI também temos grandes artistas que estão se destacando e certamente tornarão suas obras imortais.
Separamos alguns artistas que fizeram belas obras, estão sendo reconhecidos pelo seu trabalho e certamente terão seus nomes cravados na história das artes mundiais.
Gerhard Richter
Este é um pintor alemão, nascido em 1932, que já é reconhecido por todo o mundo. Algumas das suas obras já enfeitam famosas galerias e foram vendidas por mais de trinta milhões de dólares.
O artista adota predominantemente o estilo abstrato, mas também identifica-se nas suas obras características figurativas, com detalhes baseados em figuras e imagens da natureza, e características construtivistas, utilizando vidros e espelhos. A sua primeira exposição foi em 1963 e aconteceu em uma loja que vendia móveis, nesta época utilizava muito imagens de paisagens e da natureza como base para suas pinturas. Já em outra fase da vida, o artista ganhou evidência também com obras em preto e branco.
Além de pintor, Richter também é professor de artes e já ensinou em grandes universidades e escolas de artes do mundo.
Yan Pei-Ming
Yan Pei-Ming é um pintor chinês, nascido em 1960, em Xangai. Cresceu em uma família de classe média e, muito jovem, por volta dos 20 anos, foi para França correr atrás do seu sonho de ser artista. Teve a oportunidade de estudar em Dijon, na Escola de Belas Artes, e em Paris, no Institut des Hautes Études en Arts Plastiques.
A sua primeira exposição foi em 1991, em Paris, e já lhe rendeu reconhecimento notável. Atualmente já é reconhecido como cidadão francês e tem seu nome reconhecido pelo mundo inteiro.
Com pinceladas rápidas, o artista gosta de retratar nas telas imagens de pessoas, cenas, guerras, fatos atuais e reais.
Um estilo que Yan Pei-Ming adota, e talvez seja este o estilo que tem lhe dado mais evidência, são os retratos gigantes. O artista desenha perfeitamente retratos de rostos em grandes dimensões, utilizando telas e pincéis enormes. Já foram pintados o ex-presidente americano Barack Obama, o papa João Paulo II, o ator Bruce Lee, entre outros.
Gérard Garouste
Nasceu em 1946, na França, no berço da arte.
Considerado um artista contemporâneo, adora incluir nas suas obras desenhos, animais e personagens fantásticos e fantasiosos.
Fascinado pela tradicional manutenção dos costumes entre gerações, pelos mitos literários e pela cultura popular, Garouste se inspira muito na bíblia, nos contos e nas histórias populares para criar suas obras.
Além de pintar, o artista também é gravador, escultor e administra o La Source, um grupo de ação educacional criado por ele para ajudar crianças que tenham vocação para as artes.